- Área: 411 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alejandro Peral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência de 450m2 está localizada em um terreno de esquina, em um condomínio fechado da região de Adrogué, Buenos Aires. Sua implantação em "L" permite abraçar o jardim central da casa de fora para dentro. De um lado, uma fachada quase cega, de concreto aparente, em relação à rua principal de acesso ao bairro, permite fechar o trânsito e as vistas exteriores. Na outra rua, um beco sem saída tranquilo com menos vizinhos, a fachada se torna mais transparente e permeável. A continuidade interior-exterior, tema em que queríamos focar, foi trabalhada por meio de fachadas que se abrem, deslizam ou são perfuradas, gerando filtros diferentes que filtram a luz, controlam a vista e oferecem diferentes profundidades e dinamismo a esta casa .
A chegada a uma casa é sempre uma oportunidade de "celebrar o acesso". Nesse caso, com dois pátios verdes, articula-se um salão que está localizado entre essas duas lacunas e divide as áreas comuns do setor mais íntimo. Ambos fornecem luz e vegetação, frescor ... fundindo o espaço interior com o exterior. A área do dormitório foi programada em um bloco cego, em contato direto com o solo. Um "revestimento" metálico de chapas microperfuradas serve como proteção solar, fechando toda a fachada como um sistema de segurança. No volume das áreas comuns, foi decidido elevar meio nível para enterrar a área de serviço e a garagem obtendo vistas mais longas em direção ao jardim.
Materiais nobres, com textura e cor próprias, brilho e transparência oferecem uma paleta neutra que acompanha toda a proposta de móveis projetada inteiramente pelo escritório. Uma estrutura de concreto armado independente combinada com colunas de metal é a aliada perfeita para separar a estrutura dos ambientes e alcançar o grande balanço que cobre a galeria e dá continuidade à sala de jantar com a parte externa.